segunda-feira, 3 de junho de 2013

Motivação na organização

   
Michael Ferro Jr. acredita que uma “bronca” ocasional é bom para a motivação de seus funcionários. Ferro, 31 anos, é o fundador e presidente da Click Interactive Inc., empresa de software sediada em Chicago (EUA). Ela produz sistemas que capacitam, eletronicamente, comunicação, pedidos e rastreamento, entre indústrias e seus fornecedores, distribuidores e clientes, 24 horas por dia, no mundo inteiro. Entre seus clientes figuram a Mitsubishi, a Motorola e a Omron Eletronics.
Ferro criou o que ele chama de “caixa de punição” para os seus programadores que agem de maneira presunçosa ou desinteressada. Na verdade, trata-se de uma atribuição temporária – de algumas semanas a alguns meses – no departamento de vendas da empresa. Enquanto aqueles escolhidos vêem isso como um castigo, Ferro enfoca o lado positivo da questão – proporciona aos programadores, que ficam um tanto isolados, a oportunidade de novas experiências e de ampliar suas responsabilidades.
A parte da punição, neste caso, é que quando todos os vendedores, incluindo os programadores em atribuição especial, precisam usar terno e gravata durante todo o tempo. Isto é uma mudança e tanto para quem costuma trabalhar de jeans e camiseta. Para os programadores, que dão muito valor ao seu modo de vestir e seu estilo diferenciado, usar terno e gravata é de certa forma humilhante. Além disso, a maioria deles não gosta de abrir mão do isolamento em que trabalham o dia inteiro apenas com o computador à sua frente.
Em vez de programar softwares, esses vendedores temporários precisam atender aos clientes. Isto não é uma tarefa fácil para quem está acostumado a interagir apenas com o computador, e escolheu a profissão em boa parte exatamente por causa desse isolamento e da independência.
Embora haja um estigma nessa atribuição temporária, alguns dos programadores reconhecem o seu valor. Jim Heising – funcionário e programador da empresa, admite ter aprendido algumas coisas valiosas  enquanto foi forçado a conversar com os clientes. Agora, como diretor de tecnologia da empresa, diz que, embora algumas vezes os pedidos dos clientes sejam um pouco exagerados, outras vezes eles vêm com grandes idéias que podem ser realmente implementadas.
Embora a Click tenha apenas três anos de vida, ela está crescendo rapidamente. Em um mercado em que é preciso competir com gigantes como a IBM, por exemplo, Ferro acredita que ser diferente pode trazer grandes vantagens.
 Com esse método adotado por Michael Ferro os seus funcionários fazem da punição uma motivação pois como a própria teoria das necessidades adquiridas explica, algumas das necessidades do individuo são aprendidas e socialmente adquiridas, assim que ele interage com o ambiente, como estes funcionário que recebem essa motivação ficam sempre muito isolados Michael Ferro faz com que eles mudem sua rotina, além de terem que usar terno e gravata que não são do seu cotidiano de trabalho ainda precisam atender aos clientes para eles que antes ficavam só em frente ao computador se torna uma tarefa um pouco complicada mais eles confessam que aprendem coisas valiosas.


                                                                     03/06/2013 Rayara Aparecida Leão Diniz       

 

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