Quer o
condicionamento operante, quer o condicionamento clássico, fazem parte da
aprendizagem, isto é, a modificação do comportamento do individuo em função das
vivencias com a adaptação ao meio.
O condicionamento clássico foi desenvolvido por
Pavlov. É um tipo de aprendizagem no qual um estimulo, inicialmente neutro (não
desencadeia uma resposta relevante) e que depois do condicionamento, o estimulo
neutro desencadeia uma resposta semelhante ao estimulo incondicionado. Tem
subjacentes típicos comportamentos de aprendizagem quotidiano, tais como
respostas emocionais. Para o demonstrar, Pavlov ligou um tubo à glândula
salomónica de um cão e fez associar a carne ao som de um sino.
O condicionamento operante (ou instrumental) teve a
mão de Thorndike com a realização de experiencias com gatos que consistia na
aprendizagem de acções que eram recompensadas. Este condicionamento não é mais
do que a tendência a repetir acções que trazem consequências positivas e evitem
negativas que, depois, se transformam em reforços negativos.
Concluindo, quanto às diferenças entre os dois tipos
de condicionamento:
- clássico: sujeito é passivo e involuntário, havendo
associação de estímulos.
- operante: o sujeito é activo,
voluntário, havendo relação entre a resposta-consequência. Quanto às
semelhanças, ambos são formas de aprendizagem, aumentando a resposta com
reforços, e a extinção só acontece quando o reforço é suspenso.
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