terça-feira, 4 de junho de 2013

Contribuições do condicionamento clássico e contribuições do condicionamento operante

3 contribuições do Condicionamento Clássico


 Remoção de medos da administração, como por exemplo, medo de falar em publico.

 Remoção da ansiedade, como por exemplo, ao fechar um grande negocio.

 As ações de marketing, cada vez mais repetitivas ficam "grudadas" na cabeça do consumidor, assim fazendo vender melhor a marca e dar um conhecimento maior da marca.


3 contribuições condicionamento operante


 A forma de punir atrasos na empresa com menor salário diminui o índice de atrasos na empresa.
 Bonificar pessoas que não atrasam com divisão de lucros da empresa ao final do ano também se apresenta um ótimo estimulo para diminuir os índices de atrasos na firma

Bônus por bater metas, nos levam a produzir mais gerando melhores resultados.


                                                                   04/06/2013  Ana Paula Cintra 

Ação disciplinar contra um funcionário



O ideal seria contemplar os cinco passos da modificação de comportamentos, citados na postagem anterior.
Sobretudo, agir com cautela, educação e respeito com a pessoa. Procure conversar com o funcionário para tentar entender porque ele tomou determinada decisão. De acordo com a gravidade do problema, dar-lhe uma punição (advertência, suspensão, demissão).



                                                                 04/06/2013 Ana Paula Cintra 

Cinco passos da modificação de comportamento



  • Identificação dos comportamentos críticos

  • Desenvolvimento de dados básicos

  • Identificação das conseqüências dos comportamentos

  •  Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de intervenção

  • Avaliação da melhoria do comportamento



                                                                   04/06/2013 Ana Paula Cintra 



Reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção de comportamento


Reforço Positivo

O reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estimulo) ,consiste em inserir um estímulo reforçador no ambiente

Reforço Negativo

O reforço negativo, ao contrário do que o nome pode sugerir, não é um estímulo que reduza a frequência do comportamento, isto é, um estímulo aversivo; reforço negativo é um estímulo que aumenta a frequência do comportamento que consiste em retirar um estímulo aversivo do ambiente.

Punição
A punição, por sua vez, é um estímulo aversivo que reduz a probabilidade do comportamento. A punição pode ser, também, positiva (caso em que consiste em se inserir no ambiente um estímulo aversivo, como, por exemplo, um puxão de orelha) ou negativa (caso em que consiste na retirada de um estímulo reforçador do ambiente, como na proibição que uma criança receba de assistir televisão).

Extinção de comportamento
Reforços não apenas aumentam a probabilidade de incidência no comportamento como também são utilizados para que um determinado comportamento deixe acontecer, estimulando a não-incidência deste. Outra ferramenta comportamental para diminuição de frequência de um determinado comportamento é a punição positiva, pela qual se insere algo aversivo no ambiente, ou também a punição negativa, pela qual se retira algo reforçador do ambiente, e também a extinção, que é a retirada total do estímulo ao comportamento do ambiente.





                                                              04/06/2013 Rayara Aparecida Leão Diniz 

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Refor%C3%A7o

tirinhas motivação


                                                                  04/06/2013 Rayara Aparecida Leão Diniz 

Dicas de Motivação



Ver os frutos do seu trabalho 
Ver o resultado dos nossos projetos nos incentiva a continuar fazendo um bom trabalho e, consequentemente, nos tornamos mais produtivos.

Projetos difíceis 
Projetos difíceis nos incentivam a superar os nossos próprios limites. Quanto mais difícil a tarefa for, mais incentivado a finalizá-la da melhor forma possível para alcançar nossos objetivos.

Feedback positivo 
Receber um feedback positivo do seu chefe ou de um colega de trabalho faz você sentir que seu trabalho está sendo valorizado. Isso ajuda você a continuar motivado a fazer um bom trabalho.



                                                                        04/06/2013 Rayara Aparecida Leão Diniz 


Fonte :   http://noticias.universia.com.br/tag/dicas-de-motiva%C3%A7%C3%A3o/

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Modelagem do comportamento














                                                                03/06/2013 Gabriela Gaião 



Videos Motivação


Vale a pena ver...




motivação pessoal




                                                                       03/06/2013 Gabriela Gaião 

Motivação na organização

   
Michael Ferro Jr. acredita que uma “bronca” ocasional é bom para a motivação de seus funcionários. Ferro, 31 anos, é o fundador e presidente da Click Interactive Inc., empresa de software sediada em Chicago (EUA). Ela produz sistemas que capacitam, eletronicamente, comunicação, pedidos e rastreamento, entre indústrias e seus fornecedores, distribuidores e clientes, 24 horas por dia, no mundo inteiro. Entre seus clientes figuram a Mitsubishi, a Motorola e a Omron Eletronics.
Ferro criou o que ele chama de “caixa de punição” para os seus programadores que agem de maneira presunçosa ou desinteressada. Na verdade, trata-se de uma atribuição temporária – de algumas semanas a alguns meses – no departamento de vendas da empresa. Enquanto aqueles escolhidos vêem isso como um castigo, Ferro enfoca o lado positivo da questão – proporciona aos programadores, que ficam um tanto isolados, a oportunidade de novas experiências e de ampliar suas responsabilidades.
A parte da punição, neste caso, é que quando todos os vendedores, incluindo os programadores em atribuição especial, precisam usar terno e gravata durante todo o tempo. Isto é uma mudança e tanto para quem costuma trabalhar de jeans e camiseta. Para os programadores, que dão muito valor ao seu modo de vestir e seu estilo diferenciado, usar terno e gravata é de certa forma humilhante. Além disso, a maioria deles não gosta de abrir mão do isolamento em que trabalham o dia inteiro apenas com o computador à sua frente.
Em vez de programar softwares, esses vendedores temporários precisam atender aos clientes. Isto não é uma tarefa fácil para quem está acostumado a interagir apenas com o computador, e escolheu a profissão em boa parte exatamente por causa desse isolamento e da independência.
Embora haja um estigma nessa atribuição temporária, alguns dos programadores reconhecem o seu valor. Jim Heising – funcionário e programador da empresa, admite ter aprendido algumas coisas valiosas  enquanto foi forçado a conversar com os clientes. Agora, como diretor de tecnologia da empresa, diz que, embora algumas vezes os pedidos dos clientes sejam um pouco exagerados, outras vezes eles vêm com grandes idéias que podem ser realmente implementadas.
Embora a Click tenha apenas três anos de vida, ela está crescendo rapidamente. Em um mercado em que é preciso competir com gigantes como a IBM, por exemplo, Ferro acredita que ser diferente pode trazer grandes vantagens.
 Com esse método adotado por Michael Ferro os seus funcionários fazem da punição uma motivação pois como a própria teoria das necessidades adquiridas explica, algumas das necessidades do individuo são aprendidas e socialmente adquiridas, assim que ele interage com o ambiente, como estes funcionário que recebem essa motivação ficam sempre muito isolados Michael Ferro faz com que eles mudem sua rotina, além de terem que usar terno e gravata que não são do seu cotidiano de trabalho ainda precisam atender aos clientes para eles que antes ficavam só em frente ao computador se torna uma tarefa um pouco complicada mais eles confessam que aprendem coisas valiosas.


                                                                     03/06/2013 Rayara Aparecida Leão Diniz       

 

e você tem sonhado com que?


''sonhe, experimente,faça o novo, busque a concretização dos seus desejos todos os dias, faça com amor e seja o melhor naquilo que faz''

Vídeo motivacional


                                                                       

                                                                              03/06/2013 Gabriela Gaião 

                                                              

Condicionamento clássico vs. Condicionamento operante


 Quer o condicionamento operante, quer o condicionamento clássico, fazem parte da aprendizagem, isto é, a modificação do comportamento do individuo em função das vivencias com a adaptação ao meio.
O condicionamento clássico foi desenvolvido por Pavlov. É um tipo de aprendizagem no qual um estimulo, inicialmente neutro (não desencadeia uma resposta relevante) e que depois do condicionamento, o estimulo neutro desencadeia uma resposta semelhante ao estimulo incondicionado. Tem subjacentes típicos comportamentos de aprendizagem quotidiano, tais como respostas emocionais. Para o demonstrar, Pavlov ligou um tubo à glândula salomónica de um cão e fez associar a carne ao som de um sino.
O condicionamento operante (ou instrumental) teve a mão de Thorndike com a realização de experiencias com gatos que consistia na aprendizagem de acções que eram recompensadas. Este condicionamento não é mais do que a tendência a repetir acções que trazem consequências positivas e evitem negativas que, depois, se transformam em reforços negativos.
Concluindo, quanto às diferenças entre os dois tipos de condicionamento:
- clássico: sujeito é passivo e involuntário, havendo associação de estímulos.
- operante: o sujeito é activo, voluntário, havendo relação entre a resposta-consequência. Quanto às semelhanças, ambos são formas de aprendizagem, aumentando a resposta com reforços, e a extinção só acontece quando o reforço é suspenso.


                                                                                      03/06/2013   Natália Hanna

Conceito de Aprendizagem


Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais. Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia. Aprendizagem como um estabelecimento de novas relações entre o ser e o meio ambiente tem sido objeto de vários estudos empíricos em animais e seres humanos. O processo de aprendizagem pode ser medido através das curvas de aprendizagem, que mostram a importância da repetição de certas predisposições fisiológicas, de "tentativa e erro" e de períodos de descanso, após o qual se pode acelerar o progresso. Esses estudos também mostram o relacionamento da aprendizagem com os reflexos condicionados.


                                                                                            03/06/2013   Natália Hanna